Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Tipos e causas das Anemias



Existem vários tipos de anemia, cada um com uma causa diferente. O tipo de anemia mais comum é causado por falta de ferro.

Anemia ferropriva

A anemia ferropriva ocorre quando o corpo não tem ferro suficiente. Uma causa comum para este tipo de anemia é uma hemorragia no estômago e nos intestinos.
As causas mais comuns de hemorragia gastrointestinal são as úlceras. Em casos raros, a hemorragia gastrointestinal pode ser causada por câncer, normalmente no estômago ou no cólon.
As mulheres com fluxos menstruais excessivos podem desenvolver anemia por carência de ferro.
É muito comum as mulheres desenvolverem uma carência de ferro durante a gravidez, pois o corpo necessita de mais ferro para fornecer sangue suficiente ao bebê.
Parasitas intestinais ou vermes são causas freqüentes de anemia ferropriva.
Dietas deficientes em ferro, que podem ocorrer em vegetarianos extremos ou em regiões carentes, são causas deste tipo de anemia.

Anemia falciforme

Este tipo de anemia é uma doença congênita caracterizada por hemácias em forma de foice e anemia hemolítica crônica.
A anemia falciforme afeta quase que exclusivamente a raça negra ou descendentes.
Na anemia falciforme, as hemácias contêm uma forma anormal de hemoglobina que reduz a quantidade de oxigênio nas células, fazendo com que elas assumam um formato de foice.
Como essas células deformadas são frágeis, elas rompem à medida que circulam através dos vasos sangüíneos, produzindo anemia grave, bloqueio do fluxo sangüíneo, lesão visceral e, possivelmente, a morte.

Anemia hemolítica

A anemia hemolítica é a redução de glóbulos vermelhos circulantes decorrente de sua destruição prematura. Há uma série de tipos específicos de anemia hemolítica.
As causas de anemia hemolítica incluem infecções, certos medicamentos, distúrbios auto-imunes e distúrbios hereditários.

Anemia megaloblástica

Este tipo de anemia é causada por uma carência de vitamina B12 ou folato, além dos sintomas comuns, a anemia megaloblástica produz sintomas neurológicos e psiquiátricos.

Um comentário: