Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ANP estima volume de vazamento no RJ entre 2.700 a 3.000 barris

O presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou nesta segunda-feira (21) que a empresa Chevron pode ser notificada ainda nesta segunda-feira pelo vazamento de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, no Norte Fluminense.
"Tudo indica que ainda hoje vamos apresentar a primeira autuação ou três autuações à empresa", disse o presidente da ANP.
Segundo Lima, a ANP já identificou três multas a serem aplicadas à empresa, incluindo falhas de falta de equipamento para operação do plano de abandono do poço aprovada pela agência e falta de repasse de informações às autoridades governamentais.
"Não haverá autuação que tem que ser feita que não será feita. Seguramente, elas darão multas grandes, de alguns milhões e poucos", disse. "A multa máxima é de R$ 50 milhões [por autuação], que na minha opinião é pequena", destacou.
O presidente da ANP disse ainda que o volume do vazamento é estimado pela agência entre 2.700 a 3.000 barris.
Dos 28 pontos de vazamento originais, LIma disse que apenas um continua com "vazamento residual". Segundo ele, outros 9 pontos possuem apenas gotejamento, não considerado mais como vazamento.
"Do ponto de vista da ANP, controlado é só quando não tem mais nehuma gota", disse Lima. "Com isso, ainda não está inteiramente controlado".
por gabriela gasparini

Nenhum comentário:

Postar um comentário