Cerca de mil barcos de todos os estilos e tamanhos encheram o Tâmisa de música e cor neste domingo, em uma procissão fluvial festiva pelo centro de Londres que não era vista há mais de três séculos, na ocasião do 60º aniversário da chegada ao trono da rainha Elizabeth II.
Barcos com as bandeiras dos 54 países da Commonwealth abriram caminho para a barcaça real pintada de vermelho e dourado na qual viajavam a soberana britânica e os principais membros de sua família.
Apesar da chuva que quase não deu trégua, centenas de milhares de espectadores lotaram as margens do rio para assistir a esse espetáculo histórico.
Perto do porto de Vauxhall, três aposentadas se protegiam com sombrinhas de plástico decoradas com a bandeira britânica.
"O clima não nos desanimou, nem um pouco", disse uma delas, Valerie Warboys. "Mas precisamos desesperadamente de uma xícara de chá", confessou.
Sua amiga Blanche Cole completou: "O desfile foi fantástico, e é algo que não vamos voltar a ver jamais. E vimos a rainha".
"Temos orgulho de sermos britânicas", concluiu Tessa Pierce.
A multidão reunida no cais de Chelsea, oeste da capital, gritou de alegria quando a rainha, vestida de branco, virou-se para cumprimentá-los.
Seu marido, o príncipe Philip, vestia um uniforme militar, assim como o príncipe Charles, o herdeiro do trono, e seus filhos Harry e William, enquanto a mulher deste, Catherine, usava um vestido vermelho.
A família real sorriu e cumprimentou os espectadores ao longo de todo o percurso, adornado com bandeiras e balões brancos, azuis e vermelhos.
As pessoas agitaram bandeiras e tiraram fotos freneticamente durante a passagem da barcaça real.
Entre os diversos tipos de embarcações, os barcos musicais animavam o desfile com um repertório eclético.
O prefeito de Londres, Boris Johnson, exibiu uma bandeira enquanto navegava pelo Tâmisa no "Havengore", o barco que levou os restos mortais do ex-premiê Winston Churchill durante seu funeral de Estado em 1965.
A ponte de Westminster, localizada junto ao Parlamento, foi ocupada por centenas de pessoas desde as primeiras horas da manhã, e alguns inclusive acamparam durante a noite na tentativa de ficarem bem posicionados para ver a soberana.
© Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados
fonte revista veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário